Aos treze dias do mês de setembro do ano de dois mil e onze às 19.30 horas, em segunda chamada, no salão de festas do bloco ‘B’ do condomínio dos Edfs. Estoril e Algarve, o senhor síndico Antonio Fernando Moreira (aptº 1105 B) indagou se havia quem tivesse interesse em presidir e secretariar a sessão, tendo se habilitado a tanto as senhoras Renilde Mauad (aptº 1004 A) e Sandra Almeida (aptº 2104 A). Os trabalhos tiveram assim, início, sob a presidência da Sra. Renilde Mauad (aptº 1004 A) e como secretária Sandra Maria Freitas de Almeida (aptº 2104 A). Foi lido pela primeira o edital de convocação com destaque para os assuntos constantes da pauta. A senhora presidente disse que todos os condôminos teriam o direito de se manifestar, desde que respeitada a palavra de cada um. Foi tratado de início sobre a aprovação do regimento interno, quando a senhora Sandra (aptº 2104 A) pediu a palavra para esclarecer que as alterações empreendidas no regimento atenderam à realidade do nosso condomínio e à legislação regente da matéria, em especial, do nosso código civil. Disse ainda que estava representando o aptº 1805 A, na pessoa do Sr. Magno César C Teófilo, que por ter recebido uma minuta do citado documento apresentou proposta relativa à colocação dos aparelhos de ar condicionado da marca Splitz, por considerar que a instalação dos citados aparelhos deveria seguir uma padronização. O Sr. Heraldo (aptº 1905 A) disse que estava sendo prejudicado pela colocação do aparelho no aptº 2105 A, pois que este molhava seu apartamento e que se desejasse dormir com as janelas abertas, ainda teria de conviver com o barulho. A proprietária do aptº 2105 A disse que ciente do problema já chamara um profissional que o resolvera. O Sr. Heraldo (aptº 1905 A) sugeriu que fosse chamado um técnico para emitir parecer a respeito da instalação dos citados aparelhos no condomínio e que até lá não deveriam ser permitidas novas instalações, o que foi aceito pelos presentes. A senhora Sandra (aptº 2104 A) esclareceu que a elaboração do novo regimento interno foi objeto da última reunião, quando ficou decidido que a minuta a ser elaborada seria distribuída aos presentes e que ficaria à disposição dos demais moradores na administração mediante aviso afixado nos elevadores, para apresentação de sugestões, o que de fato se fez. Em seguida a minuta já elaborada foi colocada em votação e aprovada nominalmente por 35 dos presentes, sendo que o morador do aptº 1401 A Sr. Joselias Lopes se absteve e o morador do aptº 1203 B, Sr. Antonio Lima votou contra. No que se referiu as propostas de modificação trazida pelos presentes à sessão, pela exigüidade do tempo, rficou decidido, que seriam objeto de discussão e aprovação em assembléia convocada para continuidade desta, e que as propostas a serem apresentadas estavam restritas àqueles que dela participaram (dia 13.09.2011) somente após é que entrará em vigência. A senhora presidente (aptº 1004 A) deu sequência aos trabalhos para tratar do tema relativo à fachada, tendo passado a palavra para o Sr. subsíndico que disse que o responsável pelo projeto de recuperação não pôde comparecer à assembléia para os esclarecimentos devido estar em outra cidade, e teceu alguns comentários a respeito da empresa proponente. A senhora Conceição (aptº 2004 B) indagou se o valor apresentado por ela estaria restrito somente à mão de obra, o que foi confirmado pelo Sr. subsíndico (aptº 2102 A). O morador do aptº 2003 B indagou se o valor cobrado incluía os dois blocos, tendo o sub-síndico respondido afirmativamente. Também a proprietária dos aptº 2001 A e aptº 2002 A indagou de quais teriam sido as garantias ofertadas pela empresa proponente, tendo o subsíndico respondido que seriam as de praxe à luz do Código Civil Brasileiro. O Sr. Daniel (aptº 1203 B) e o morador do aptº 1401 A se comprometeram a apresentar em 15 dias contados desta sessão novas propostas e esgotado este prazo seria designada nova assembléia para discussão e aprovação dos serviços pelas proponentes. Foi esclarecida na oportunidade que seria formada uma comissão de moradores para acompanhamento da execução da obra. O Sr. subsíndico esclareceu ter enviado convites a várias empresas do ramo, mas, que apenas uma manifestou interesse em realizar o serviço. A senhora Renilde, presidente da sessão, fez uso da palavra para dizer que considerava que a empresa que estava dando manutenção aos elevadores estaria deixando a desejar, pois ela já teria ficado presa por algumas vezes, e que no seu entender a Tyssen deveria voltar a dar essa manutenção. A Sra. Sandra esclareceu que o problema dos elevadores devia-se ao fato de serem muito antigos, o que demandava um serviço de grande vulto para sua recuperação, mas, que teria de se pensar no momento uma empresa que desse uma manutenção mais eficiente e propôs que também em 15 dias, mesmo prazo para as propostas da fachada, fossem apresentadas pelos moradores propostas de outras empresas do ramo. Não havendo mais nenhuma matéria a ser discutida e votada , o síndico deu por encerrada a assembléia.
Fortaleza, 13 de setembro de 2011.
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